“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em Puerto Natales: Parque Nacional Torres del Paine

 Parque Nacional Torres del Paine

O microônibus nos pegou cedo e seguimos por quase duas horas até chegar ao Parque Torres del Paine. Declarado pela Unesco como Reserva da Biosfera, é um imenso parque repleto de lagos, rios, cascatas e glaciares. Um lugar perfeito para os amantes da natureza e especialmente para os adeptos a longas caminhadas. Há diversas trilhas de 1 a 7 sete dias ao redor das motanhas conhecidas como Los Cuernos (veja foto e entenderás o nome). Como não tinhamos muitos dias para passar por aqui resolvemos fazer o passeio de 1 dia.





Junto a nós estavam alguns equatorianos, um pessoal divertido e simpático, com quem trocamos favores na hora de tirar fotos. Ao longo da estrada nos deparamos com muitas paisagens cinematográficas e animais selvagens cruzando a rodovia. Diversas vezes tivemos que parar o carro para aguardar a travessia de animais, como rebanho de Guanacos (da família das lhamas, vicunas, alpacas etc), Avestrues, Carneiros e até uma Raposa e um lindo Gambá (aquele peludinho, com uma listra branca nas costas, igual ao do desenho, o Pepe le Pew).

Não há como descrever a beleza natural daquele parque. Nós já tinhamos visto algumas fotos da região, mas contemplar de pertinho aquelas montanhas nos causou imensa perplexidade e inesquecível êxtase. Este é um dos lugares que pretendemos retornar com mais calma para percorrer a trilha completa, aberta somente durante o verão.




No final do passeio pelo parque, nosso guia nos levou a um lugar curioso que chama-se “Cueva del Milodón”. O Milodón foi um animal que viveu a mais ou menos 10.000 anos atrás e era uma espécie de bicho preguiça gigante que vivia em uma caverna (Cueva). Acreditava-se que este animal foi domesticado pelos homens que viviam no local, devido às pinturas rupestres encontradas na caverna.  Visitamos então a caverna do milodón, que é grande e muito bonita. No final da trilha que há dentro dela, há uma replica do animal.



Foi um dia para guardarmos na memória com lugares surpreendentes e beleza exuberante.