“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

sábado, 17 de setembro de 2011

El Calafate - Glacial Perito Moreno

Hoje dei uma folga para o Pablito então sou eu quem irá descrever esta parte fantástica da viagem.

Depois do “perrengue” que passamos na viagem de ônibus até El Calafate veio esse passeio fabuloso para o Glacial Perito Moreno.

Uma van nos pegou no hostel as 9 da manhã e conhecemos nossa guia Jimena que desde o começo foi super simpática e atenciosa conosco. Falou-nos sobre a história de El Calafate, da vegetação, da fauna local e claro, do nosso destino Glacial Perito Moreno.

O glacial possui cinco quilômetros de largura e 80 metros de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um renomado pesquisador da região. O glacial é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Já foi chamada de a "oitava maravilha do mundo" e é considerada um patrimônio da humanidade pela UNESCO. Localizada em uma zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares que  possui um total de 356 geleiras.

Esta geleira avança 2 metros por dia em direção ao Lago Argentino e devido a este movimento, imensos blocos de gelos chocam-se entre sim, racham e caem sobre o lago, provocando barulhos monstruosos e formando um espetáculo a parte.  Uma demonstração de poder e majestade da natureza. Torcemos então para termos sorte de ver um grande desprendimento.

Chegando ao Parque Nacional a nossa guia nos sugeriu um passeio de barco que chega próximo as geleiras. Fomos então fazer o passeio de catamaran para depois passearmos nas passarelas que cercam os glaciais. O frio estava de rachar e logo que saimos com o barco, começou a ventar muito e a chover. Quando estávamos chegando perto dos glaciais saímos para tirar algumas fotos, mas logos retornamos porque o vento e o frio estavam muito fortes. Ficamos então mais um pouco no quentinho esperando a chuva passar. Após mais ou menos 10 minutos, São Pedro resolveu dar uma trégua e o tempo começou a abrir. Fomos para a lateral do barco onde pudemos ver muito melhor as geleiras junto com o sol que cada vez brilhava mais forte.

                                                    As geleiras vistas do barco

Após o passeio de barco que durou mais ou menos 1 hora, retornamos a van que nos levou à parte do parque onde estão as passarelas. A caminhada pelas passarelas foi fantástica pois podemos observar o lado sul e o lado norte das geleiras, além de poder vê-las de cima e de baixo. Quando olhamos de baixo para cima, podemos ver o quanto ela é imponente, com seus 80 metros de altura.

Ficamos cerca de 3 horas caminhando nas passarelas e em alguns momentos ficávamos sentados só admirando, esperando o próximo bloco de gelo se desprender. O enorme estrondo provocado pelo impacto do gelo com a água, em contraste com o silêncio que reinava no local, fazia o coração bater mais forte e às vezes me assustava. O Pablito dava risada cada vez que eu me assustava com o barulho.






Mais uma vez ficamos lisonjeados de estarmos ali, vivenciando mais um espetáculo da natureza. Realmente o Glacial Perito Moreno merece ser considerado a oitava maravilha do mundo e quem tiver a oportunidade deve conhecê-lo.

Ao fim do passeio a van nos levou de volta a El Calafate onde passeamos pelo centro e voltamos para o hostel. Lá o Pablito fez uma jantinha maravilhosa pra nós e pudemos descansar de barriga cheia e cheios de história pra contar.

5 comentários:

  1. Que lindo!!!
    Amei!!!!
    Aproveitem por nós!!!
    Com amor beijos carinhos....
    Tia Nice

    ResponderExcluir
  2. Ka e Pablo, Que lugar maravilhoso. Eu e o Bill mandamos um abracao apertadissimo! Passa bastante hidratante no rosto chiquinha...se nao vai queimar a pele!! eehhehe... Amo voces!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  3. Aguardo ansiosa novos relatos e fotos para viajar junto.
    Fiquem com Deus.
    tia Solange.

    ResponderExcluir
  4. Pablito e Kakau,
    que aventura !
    que imagens, fotos!
    m a r a v i l h o s o !!
    Curtam muito.
    Beijos
    Cássia

    ResponderExcluir
  5. Pabloooo
    estivemos por essas bandas eu e Mario.
    o Perito Moreno é algo incrível mesmo
    Adoramos esse passeio.
    Divirtam-se muito
    Bj
    Neiva

    ResponderExcluir